quinta-feira, maio 23, 2013

Liga Tahiti (FINAL): Lord Tahiti save the Queen!


Chegou ao fim a VI edição da Liga Tahiti. Desde bem cedo que se começou a desenhar as contas relativamente ao campeão. Redheart's Corner completou uma temporada sem mácula ao assumir a candidatura ainda na primeira volta. Após o assalto à liderança na ronda 11, Filipa Correia não mais tirou o pé do acelerador rumo ao título, permanecendo ininterruptamente no 1.º lugar desde a jornada 13 até ao desfecho da competição. A treinadora da Zona Velha que tem rubricado ao longo das épocas boas performances, confirmou definitivamente que é uma das equipas melhor geridas no consagrado universo tahitiano.

LISTA DE CAMPEÕES LIGA TAHITI:
2012/13 - REDHEART'S CORNER / FILIPA CORREIA
2011/12 - Aloe Vera United / Tiago Camacho
2010/11 - CD Rodoeste / Alexandre Correia
2009/10 - Estreitos Unidos / Pedro Freitas
2008/09 - Apito Queimado / Hélder Teixeira
2007/08 - Jack Daniel's / Daniel Rodrigues

O principal oponente da campeã ao longo de toda a época foi Canhão Preto. A formação em estreia na divisão principal deu sequência ao grande momento que atravessou na Liga Bora Bora 2011/12, porém, e depois de andar durante cinco jornadas na liderança, vacilou nos momentos finais, sendo incapaz de atirar a matar sobre Redheart's Corner. No fim acabou por ser ultrapassado por SC Monte Lokomotiv. Fábio Ferreira voltou a terminar, pela terceira vez consecutiva no segundo lugar, o que faz de si tri-vice-campeão. Ainda não foi desta que o Ninja das Tílias alcançou o desejado título, todavia a campanha acaba por ser, obrigatoriamente, positiva, pois o técnico do Monte andou sempre a flutuar entre o 3.º e o 9.º lugar.

Mais atrás ficaram Jack Daniel's, Apito Queimado e Club Sport Monte. Os três fundadores terminam no primeiro terço da tabela, sendo já uma imagem de marca. A regularidade é ponto assente neste trio, embora uns mais que outros. Daniel Rodrigues parece ter renascido das cinzas. Chegou a andar em 1.º lugar (jornada 6), algo que não conseguia desde o ano em que foi campeão (2007/08) e aumentou para 27 as semanas como líder da classificação geral, registo que constitui recorde absoluto. Nota ainda para outro recorde, o Colosso da Corujeira conquistou 102 pontos na jornada 17, pontuação estratosférica muito difícil de igualar.

Já Hélder Teixeira voltou a repetir uma época igual a si próprio: resultados tímidos durante o início e meio da temporada e ponta final muito forte. Receita suficiente para repetir o 5.º lugar de 2011/12. E o que dizer de Jorge Correia? O Fominha de Títulos podia ser alvo de um case study. Andou muito perto de alcançar a melhor classificação da carreira, mas accionou o modo kamikaze a duas jornadas do fim, motivo que o atirou para a 6.ª posição. De referir que o totalista na Liga Tahiti foi três vezes 5.º classificado, duas vezes 6.º e uma vez 7.º. Regularidade a quanto obrigas.

Treinador do Mês de Maio'2013:
1.º Hélder Teixeira (Apito Queimado) - 54.3 Pontos
2.º João Fernandes (Cavallino Rampante) - 53.3
3.º Daniel Rodrigues (Jack Daniel's) - 52.6
3.º Fábio Ferreira (SC Monte Lokomotiv) - 52.6

No 7.º lugar terminou o espectacular Cavallino Rampante. Em ano de estreia João Fernandes foi um verdadeiro 'salta-pocinhas'. Andou em apuros devido à chuva de Setúbal, mas com uma equipa composta por jogadores alternativos conseguiu fazer boa figura, prevendo-se um futuro risonho no convívio entre os grandes. Seguiu-se FC Babosas que obteve a pior classificação em três épocas de carreira tahitiana, ainda assim o saldo da temporada é positivo. O terceiro rookie a terminar na primeira metade da tabela foi MacGyver FC, protagonizando uma temporada sem grandes sobressaltos.

Já na segunda metade da tabela, A Coruja esteve aquém das expectativas iniciais, ao passo que o regressado Clube Desportivo 48 andou num constante sobe e desce, com passagens pela liderança e zona de despromoção. Apesar das oscilações, o Cavaleiro da Dinamarca, a par de Filipa Correia, foi o treinador com mais vitórias semanais (5). Quem despediu-se da melhor maneira de 2012/13 foi o 12.º classificado, Carvalheiro FC, ao vencer a última ronda da prova, em nova época chill out.

No que concerne a Chicharito United FC e Rodowest Hotspur, equipas campeãs em 2011/12 e 2010/11, respectivamente, a época esteve longe de ser de glória. Tiago Camacho ostentou as insígnias de campeão, mas a campanha foi periclitante, nunca esteve em perigo, mas era lhe pedido mais. Já Alexandre Correia pode se dar por satisfeito, visto apenas ter fugido à descida na jornada 25. Mas há que contar com boa resposta destes treinadores em 2013/14.

Adeus Liga Tahiti, até depois. O fundador Club Motard Lumiar, os experientes Turma da Mónica e FC Os Tinterra e o rookie Team Iraque Unita não evitaram a descida à Liga Bora Bora. Duarte Espírito Santo permaneceu na Liga após um golpe de secretaria, contudo não aproveitou e volta a contar com presença bora-boriana. Época nivelada por baixo novamente, todavia a boa ponta final do fundador pode lhe valer a permanência, se houver abandonos na época que vem. Já Mónica Correia andou sempre na zona de despromoção, nunca dando sinais de melhoria, ao passo que Tiago Sardinha e Paulo Freitas após um início regular foram caindo a pique até final. O técnico da Longueira fez uma época péssima e pouco pacífica. Terminou em último e foi por seis vezes o pior da jornada, recorde de temporada. Muito mau.

Treinadores despromovidos à Liga Bora Bora:
Duarte Espírito Santo (Club Motard Lumiar)
Mónica Correia (Turma da Mónica)
Tiago Sardinha (Team Iraque Unita)
Paulo Freitas (FC Os Tinterra)

NOTA: Os rankings de temporada seguem dentro de momentos.

Sem comentários: