quinta-feira, maio 17, 2012

Liga Tahiti (FINAL): God Save the King!

Os últimos 4 classificados são despromovidos à Liga Bora Bora.
Chegou ao fim a 5.ª edição da Liga Tahiti. A última jornada veio confirmar aquilo que se esperava há longas semanas: o título voa para terras de sua majestade e Tiago Camacho é coroado campeão da principal prova tahitiana. O treinador de Aloe Vera United conquistou 1313 pontos ao longo da temporada, estabelecendo um novo recorde de pontuação acumulada. 

Com as novas alterações ao formato da prova, houve uma natural pulverização de recordes no que concerne à pontuação total. No top 10 de sempre de pontuações acumuladas, nove foram alcançadas esta época, e apenas os 1233 pontos conquistados por Pedro Freitas em 2009/10 é que resistiram a esta avalanche de pontuações.

Há 12 jornadas consecutivas que Aloe Vera United ocupava a liderança, chegou a ter uma diferença de 47 pontos para o 2.º lugar o que adivinhava uma vitória deste fundador tahitiano na competição. No final a diferença para o vice-líder SC Monte Lokomotiv foi apenas de 17 pontos.

Fábio Ferreira voltou a repetir a classificação do ano transacto, embora esta temporada a 2.ª posição seja bem mais saborosa do que a de 2010/11, quando perdeu o título para Alexandre Correia na derradeira jornada. Nota ainda para o facto do "Ninja das Tílias" ter conquistado o título de melhor treinador do mês de Maio.

Treinador do Mês de Maio'2012:
1.º Fábio Ferreira (SC Monte Lokomotiv), 61 Pontos
2.º Hugo Sousa (FC Babosas), 55
3.º Duarte Espírito Santo (CM Nova Onda), 52.5

No lugar mais baixo do pódio ficou A Coruja. Artur Rodrigues lutou durante largas jornadas pelo título, mas a recta final menos boa fez morrer as expectativas na conquista da Liga. Ainda assim o 3.º lugar, segundo as palavras do mesmo "é positivo", e marca o regresso deste fundador ao pódio, algo que não acontecia desde a época inaugural da prova.

No honroso Top 5 ficam ainda FC Babosas e Apito Queimado V. Hugo Sousa foi o melhor da jornada 30 e repete a façanha da temporada passada, ultrapassando o antigo companheiro de carteira na última ronda. Tanto o treinador das Babosas como o técnico da Corujeira voltam a repetir uma época regular, novamente entre os cinco melhores.

O mais popular "fominha de títulos" da Liga terminou na 6.ª posição, falamos obviamente de Club Sport Monte. Numa das zonas da tabela que sofreu mais mudanças ao longo da temporada, o treinador Jorge Correia levou a melhor sobre o vencedor da Taça Tahiti, Carvalheiro FC, e o ex-campeão, CD Rodoeste.

Já o melhor campeão da história, Jack Daniel's, voltou a fazer uma época pacata como é seu apanágio, terminou no 9.º posto, muito longe das grandes decisões. No campeonato das senhoras, Redheart's Corner voltou a levar a melhor sobre Turma da Mónica, recorde-se que ambas chegaram a liderar a competição, facto inédito até esta temporada.

Naquele que foi um dos principais focos da temporada, FC Os Tinterra garantiu a manutenção na última jornada, acontecimento envolto em polémica, muito por culpa de ter utilizado a opção "Férias". Assim sendo as seguintes equipas são despromovidas à Liga Bora Bora: CM Nova Onda, que apesar de tudo fez uma recuperação estóica, e o ex-campeão Estreitos Unidos, que não conseguiu levantar a cabeça depois de ter caído para a zona perigosa.

Por fim resta falar dos dois últimos classificados Cana do Reforço e FC Estorilense (pior da jornada 30) que estiveram sempre abaixo da linha de água durante toda a época, com o fantasma da Bora Bora sempre presente. Ano para esquecer.
Esta foi sem margem de dúvidas a época mais competitiva de sempre. Nove treinadores ocuparam a liderança, o máximo até aqui haviam sido três. A luta pela permanência esteve mais ao rubro do que nunca com vários treinadores a andarem nos últimos lugares, com destaque para a luta a três na fase final da temporada. A LIGA TAHITI regressa em Setembro, fiquem atentos!

DESPROMOVIDOS:
Duarte Espírito Santo. Pedro Freitas. Vitor Freitas. André Gonçalves.

TAÇA TAHITI 2012/13:
Pote 1: Tiago Camacho. Fábio Ferreira. Artur Rodrigues. Hugo Sousa.
Hélder Teixeira. Jorge Correia. João Freitas. Alexandre Correia.
Pote 2: Daniel Rodrigues. Filipa Correia. Mónica Correia. Paulo Freitas.
Pote 3: Duarte Espírito Santo. Pedro Freitas. Vitor Freitas. André Gonçalves.

Sem comentários: